terça-feira, 28 de agosto de 2007

Escola Brasileira de Psicanálise- São Paulo

Seminário Conjunto

O possível e o impossível no amor

Cristiana Gallo - Eduardo Benedicto - Emmanuel Mello - Fernando Prota -

Maria Célia R. Kato - Mauro Moura Mohan - Paola Salinas - Sílvia Sato

“João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém”. Drummond denuncia o desencontro do amor, que apesar disso (ou por isso) enlaça a todos numa mesma oração sem vírgulas, numa mesma “Quadrilha”. Enlaça até mesmo à Lili, que se inclui aí pelo que não ama. Pela vertente da religião, o apóstolo Paulo declara que o “amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera”. Os religiosos e os poetas, cada um ao seu modo, proclamam as virtudes e os desabores do amor. Os apaixonados bendizem o amor, mas também lamentam a esperança de um dia, quem sabe, “amar em paz”. Não há quem não sofra suas conseqüências, desde o sofrimento de um amor devastador até a angustiante falta de amor.

E o que a psicanálise tem a dizer sobre o amor? Existe uma forma melhor de amar? O amor descartável e sem compromissos é uma solução? Ou é melhor, então, não amar? O amor é a solução para a violência crescente? É a solução para as drogas? O que é possível no amor? E o que é impossível? Estas são questões sérias e importantes para os desafios contemporâneos da clínica psicanalítica. Uma clínica que, segundo Freud, abre para o sujeito a possibilidade do amor e que para Lacan, inaugura um Novo Amor.

Emmanuel Mello

Início 30/08 - 19:30h

Local: Casa Lacaniana (Rua João Godoy, 244, Jd. América, Ribeirão Preto)

Informações 3623-0210

Um comentário:

Kenia disse...

Olá Emanuel!

Tudo bom? Eu sou Kenia da ABU. Vi que já participou da abu... gostaria de trocar umas idéias com vc. Se puder entre em contato: freitas.kenia@gmail.com

Grata,
Kenia Freitas